Pesquisar este blog

domingo, 22 de julho de 2012

Diferença entre emigrar e imigrar



O que é emigração?

Emigrar é o movimento de saída de pessoas de uma unidade geográfica (país, região, estado, município, etc.) para outra, que passa a ser adotada como local de residência.
Para os países de partida as consequências são muitas, dentre elas podemos citar a perda da mão-de-obra jovem, desequilíbrio entre os sexos, visto que os maiores emigrantes são os homens, envelhecimento da população. Já para o emigrante pode haver benefícios como a melhoria nas condições de vida, principalmente aos que procuram estudar ou trabalhar em outros lugares, mas pode haver o contrário como a não adaptação ao local de destino, sendo obrigados a ficar sem condições de sobrevivência ou voltar ao seu local de origem.
  
O que é imigração?
Imigrar é o movimento de entrada de pessoas numa unidade geográfica (país, região, estado, município, etc.), que passa a ser adotada como local de residência.

Os países que acolhem imigrantes podem ter algumas vantagens como, possuir novas experiências culturais, ocupar os postos de trabalho de mão de obra barata, capital trazido pelos imigrantes, entre outros. Por outro lado, pode haver um choque cultural ocasionando a xenofobia, uma grande concorrência por empregos, maiores possibilidades de problemas habitacionais como a criação de periferias, entre outros, e esses são alguns dos motivos pelos quais muitos países fecham suas portas para imigrantes. 


Para entender melhor...

O migrante sai de um local e vai para outro. Ele tem uma origem e um destino. Uma pessoa que sai de uma região é um emigrante de seu local de origem. Uma pessoa que vem para uma região é um imigrante em seu local de destino. Eu morava na Bahia e fui morar em São Paulo. Sou um migrante, pois troquei de estado. Minha origem é a Bahia. Eu sou um imigrante em São Paulo.

Referência:
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Panorama de migração dos municípios baianos em 1995-2000. Salvador: SEI, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário