Pesquisar este blog

domingo, 22 de julho de 2012

Filmes Indicados


OUTRA PROPOSTA: FILMES SOBRE
 MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

O uso de filmes e documentários pode se sustentar como mais um artifício de dinamização das aulas, porém, deve-se lembrar do caráter insubstituível que as aulas expositivas têm. Recomendamos dois filmes para ser aplicado na introdução do assunto (movimentos migratórios) ou na complementação do mesmo. Os filmes são: Jean Charles e Território Restrito.





JEAN CHARLES


Assista aqui o trailer



GÊNERO: drama.
ANO: 2009.
PAÍS: Brasil.
IDIOMAS: Português.
DIREÇÃO: Henrique Goldman.
PRINCIPAIS ATORES: Selton Mello; Vanessa Giácomo; Patricia Armani; Daniel de Oliveira.
TEMPO DE DURAÇÃO: 91min.

SINOPSE
Baseado em fatos reais, o filme conta a trágica história de Jean Charles de Menezes, o brasileiro assassinado pela polícia britânica em 2005, num metrô de Londres. Diante de um alerta terrorista, os policiais confundiram Jean Charles e disparou mortalmente contra ele, o que gerou uma polêmica internacional e comoção no Brasil.

SÉRIE(S) INDICADA(S)
(  ) 5ª a 8ª Fundamental II       ( X ) 1ª a 3ª Ensino Médio

CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS ABORDADOS PELO FILME
Imigração; Protecionismo; Potencias mundiais; Quadro político mundial; Fronteiras e Nações; Focos de Tensão no mundo; mercado de trabalho; Desigualdades sociais no Brasil.

TEMAS TRANSVERSAIS QUE PODEM SER TRABALHADOS
 Ética; educação sexual e temas locais.

OBSERVAÇÕES/CONSIDERAÇÕES
Os filmes e os documentários quando são utilizados em sala de aula como um saber escolar, é bastante significativo, pois possibilita que alunos e professores, entrem em contato com o cotidiano das pessoas, através das ficções e realidades trazidas pelos filmes.  Deste modo, é necessário levar o expectador, neste caso os alunos, a viajar neste mundo cinematográfico que mistura verdades e mentiras. Pois a partir desse importante recurso didático podem ser trabalhados em sala de aula diversos conteúdos de geografia, podendo ser inserido quando possível no processo de ensino/aprendizagem. Contudo é necessário que antes de utilizar o filme em sala de aula, o educador faça uma análise do mesmo para que possa direcionar os alunos de acordo com o conteúdo que deseja ser trabalhado. O filme indicado, conta a história de brasileiros intes que vão para o exterior em busca de melhores condições de vida. Baseado em fatos reais este filme torna-se um recurso importante, pois fala do nosso cotidiano abordando questões da atualidade. Contudo, é importante salientar que este filme é indicado para menores de 14 anos. 


TERRITÓRIO RESTRITO


Assista aqui o trailer


GÊNERO: Drama.
ANO: 2009.
PAÍS: EUA.
IDIOMAS: Inglês, Português.
DIREÇÃO: Wayne Kramer.
PRINCIPAIS ATORES: Harrison Ford, Ray Liotta, Jim sturgess, Ashley Judd,  Alice Braga.
TEMPO DE DURAÇÃO: 103 min.

SINOPSE
Morando em Los Angeles, Cole (Ray Liotta) é um agente do governo responsável pela análise dos pedidos de imigração de milhares de pessoas das mais diversas partes do mundo. Sua esposa Denise (Ashley Judd) é uma dedicada assistente social local. Max (Harrison Ford) um agente federal imigratório exemplar que em uma de suas batidas policiais acaba por deportar Mireya (Alice Braga), uma jovem mãe solteira trabalhando ilegalmente. Em uma cidade repleta de latino-americanos, orientais, judeus, árabes e australianos, a única coisa maior que os divide é o sonho que compartilham de obter o visto de residência americano.

SÉRIE(S) INDICADA(S)

( ) 5ª a 8ª Fundamental II       ( x ) 1ª a 3ª Ensino Médio

CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS ABORDADOS PELO FILME
Migrações, Xenofobia, Fundamentalismo religioso, Diversidade cultural, relações sociais, fronteira, território. Guerra no Iraque, Judaísmo e Islamismo.

TEMAS TRANSVERSAIS QUE PODEM SER TRABALHADOS
Ética, pluralidade cultural, saúde, temas locais.

OBSERVAÇÕES/CONSIDERAÇÕES
O longa em questão traz considerações importantes, abordando de modo direto a questão dos imigrantes ilegais, e mostrando as faces e consequências da xenofobia. O filme traz temáticas atuais como os fundamentalistas e seus ideais. É importante ao professor pedir maior atenção dos alunos ao filme, deixando anotações e observações posteriormente à exibição do filme.


Um comentário: