OUTRA PROPOSTA: FILMES SOBRE
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
O uso de filmes e documentários pode se sustentar como mais um artifício de dinamização das aulas, porém, deve-se lembrar do caráter insubstituível que as aulas expositivas têm. Recomendamos dois filmes para ser aplicado na introdução do assunto (movimentos migratórios) ou na complementação do mesmo. Os filmes são: Jean Charles e Território Restrito.
JEAN CHARLES
Assista aqui o trailer
GÊNERO:
drama.
ANO:
2009.
PAÍS:
Brasil.
IDIOMAS:
Português.
DIREÇÃO:
Henrique Goldman.
PRINCIPAIS
ATORES: Selton Mello; Vanessa Giácomo; Patricia Armani; Daniel de Oliveira.
TEMPO
DE DURAÇÃO: 91min.
SINOPSE
Baseado
em fatos reais, o filme conta a trágica história de Jean Charles de Menezes, o
brasileiro assassinado pela polícia britânica em 2005, num metrô de Londres.
Diante de um alerta terrorista, os policiais confundiram Jean Charles e disparou
mortalmente contra ele, o que gerou uma polêmica internacional e comoção no
Brasil.
SÉRIE(S) INDICADA(S)
( ) 5ª a 8ª Fundamental II ( X ) 1ª a 3ª Ensino Médio
CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS ABORDADOS PELO FILME
Imigração;
Protecionismo; Potencias mundiais; Quadro político mundial; Fronteiras e
Nações; Focos de Tensão no mundo; mercado de trabalho; Desigualdades sociais no
Brasil.
TEMAS TRANSVERSAIS QUE PODEM SER TRABALHADOS
Ética; educação sexual e temas locais.
OBSERVAÇÕES/CONSIDERAÇÕES
Os
filmes e os documentários quando são utilizados em sala de aula como um saber
escolar, é bastante significativo, pois possibilita que alunos e professores,
entrem em contato com o cotidiano das pessoas, através das ficções e realidades
trazidas pelos filmes. Deste modo, é
necessário levar o expectador, neste caso os alunos, a viajar neste mundo
cinematográfico que mistura verdades e mentiras. Pois a partir desse importante
recurso didático podem ser trabalhados em sala de aula diversos conteúdos de geografia,
podendo ser inserido quando possível no processo de ensino/aprendizagem.
Contudo é necessário que antes de utilizar o filme em sala de aula, o educador
faça uma análise do mesmo para que possa direcionar os alunos de acordo com o
conteúdo que deseja ser trabalhado. O filme indicado, conta a história de
brasileiros intes que vão para o exterior em busca de melhores condições de
vida. Baseado em fatos reais este filme torna-se um recurso importante, pois
fala do nosso cotidiano abordando questões da atualidade. Contudo, é importante
salientar que este filme é indicado para menores de 14 anos.
Assista aqui o trailer
TERRITÓRIO RESTRITO
Assista aqui o trailer
ANO: 2009.
PAÍS:
EUA.
IDIOMAS: Inglês, Português.
IDIOMAS: Inglês, Português.
DIREÇÃO:
Wayne Kramer.
PRINCIPAIS ATORES: Harrison Ford, Ray Liotta, Jim
sturgess, Ashley Judd, Alice
Braga.
TEMPO
DE DURAÇÃO: 103 min.
SINOPSE
Morando
em Los Angeles, Cole (Ray Liotta) é um agente do governo responsável pela
análise dos pedidos de imigração de milhares de pessoas das mais diversas
partes do mundo. Sua esposa Denise (Ashley Judd) é uma dedicada assistente
social local. Max (Harrison Ford) um agente federal imigratório exemplar que em
uma de suas batidas policiais acaba por deportar Mireya (Alice Braga), uma jovem
mãe solteira trabalhando ilegalmente. Em uma cidade repleta de
latino-americanos, orientais, judeus, árabes e australianos, a única coisa
maior que os divide é o sonho que compartilham de obter o visto de residência
americano.
SÉRIE(S) INDICADA(S)
( ) 5ª a 8ª Fundamental
II ( x ) 1ª a 3ª Ensino Médio
CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS ABORDADOS PELO FILME
Migrações,
Xenofobia, Fundamentalismo religioso, Diversidade cultural, relações sociais,
fronteira, território. Guerra no Iraque, Judaísmo e Islamismo.
TEMAS TRANSVERSAIS QUE PODEM SER TRABALHADOS
Ética,
pluralidade cultural, saúde, temas locais.
OBSERVAÇÕES/CONSIDERAÇÕES
O
longa em questão traz considerações importantes, abordando de modo direto a
questão dos imigrantes ilegais, e mostrando as faces e consequências da
xenofobia. O filme traz temáticas atuais como os fundamentalistas e seus
ideais. É importante ao professor pedir maior atenção dos alunos ao filme,
deixando anotações e observações posteriormente à exibição do filme.
Achei legal :)
ResponderExcluir