O
professor pode levar o vídeo (de preconceito contra os nordestinos) para sala
de aula e passar para os alunos assistirem e depois analisarem o poema “Xenofobia
não”. Para analisar o poema o professor pode dividir a sala em trio e entregar uma
copia do poema, propondo uma discussão acerca do tema Xenofobia em sala de aula.
Alguns questionamentos podem ser levantados:
O que tem
em comum entre o vídeo e o poema?
Por que
muitas pessoas não aceitam conviver com as diferenças?
Como se
apresenta o Brasil atualmente frente ao cenário de preconceito contra imigrantes?
Porque os
nordestinos sofrem tanto preconceito?
Por que a
Xenofobia é encarada como um dos males da humanidade?
Discuta em
sala soluções para desconstruir este preconceito que é a Xenofobia.
Poema –Xenofobia Não!
Vim de um país longínquo
Á procura de condições melhores
Chego a este país maravilhoso
E sou olhado de lado
Com ar desconfiado!
Não sou ladrão
Só quero ganhar dinheiro
Para enviar para pais e irmão
Que vivem mal
E por isso vim para Portugal!
Pensei ser recebido melhor
Nem todos são maus
Mas no meio de todos existe sempre um pior
Aquele que nos persegue
E diz que não já basta de imigração!
Será que ele pôs a mão na consciência?
Não vê que o seu país ganha com isso...
Que quem vem de fora faz o serviço que ninguém quer
Só quero dar de comida ao filho e à mulher!
Não quero entrar em políticas
Num país que
não é o meu
Mas, como país que é teu
Devias pensar melhor
Não estou aqui por favor
Mas para ter algo de valor
Que não tive no meu país!
Amor à pátria sim...
Xenofobia é que não!
Racismo nem pensar!
Eu vim para cá para trabalhar
Como muitos portugueses fizeram
Ao emigrar!
(Marco Viana)
Com base no poema de Marco Viana e vídeo peça para
os alunos fazerem uma redação de no máximo 20 linhas, sobre o tema: Até onde
vai seu preconceito?
- Os alunos que quiserem podem postar no blog a sua
redação, trazendo uma melhor forma de interação entre os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário